← Voltar

Pragas iniciais do milho: como identificar e fazer o manejo

A safra de milho já começou! E para garantir uma boa produtividade, é essencial que você, produtor(a), esteja atento aos cuidados com as pragas logo no início do ciclo.

Entre as pragas mais comuns nesse período estão as lagartas, como a spodoptera frugiperda, que se alimenta das folhas e das espigas, prejudicando o crescimento da planta. As lagartas podem ser combatidas com a aplicação de inseticidas, sejam químicos ou biológicos, que deve ocorrer enquanto elas são pequenas e raspam as folhas, garantindo maior eficácia no controle.

Também devemos ficar de olho nos percevejos, como o barriga-verde, que causa lesões que provocam deformações, perfilhamento intenso e tornam as plantas de milho improdutivas. Quando o ataque da praga ocorre após a emergência do milho, a planta pode ser cortada, o que inviabiliza seu desenvolvimento. O manejo desta praga é realizado com a pulverização de inseticidas durante a emergência do milho.

Além disso, nos últimos anos, a cigarrinha do milho ganhou destaque como praga-chave devido à transmissão do enfezamento. O manejo integrado envolve o uso de inseticidas, a eliminação do milho tiguera durante a safra de soja e a escolha de híbridos resistentes ou tolerantes ao enfezamento.

Para evitar impactos na rentabilidade do cultivo do milho safrinha, realize o monitoramento constante da sua lavoura. Isso inclui a inspeção de plantas, buscando sinais de danos causados pelas pragas, e a utilização de defensivos agrícolas de forma estratégica para preservar o meio ambiente e a saúde das plantas.

Em caso de dúvidas, procure um consultor técnico em uma das unidades da I.Riedi Grãos e Insumos. 

Boa safra!